9 de julho de 2009

Processo de padronização das medidas do vestuário

Já a partir do próximo ano, começa a sair de cena (ou melhor, das lojas) um dos maiores empecilhos que os brasileiros enfrentam na hora de comprar roupas: a incalculável variedade de tamanhos das peças - que, para um mesmo manequim, parecem mudar ao prazer dos fabricantes. Após 17 anos de intenso debate, as entidades ligadas ao setor finalmente colocaram em marcha um processo de padronização das medidas do vestuário nacional, com benefícios para consumidores e, é claro, para a própria indústria.
Para o presidente da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), Roberto Chadad, o setor estará dominado pelas novas medidas em até quatro anos.
O primeiro passo nesse sentido foi dado em outubro de 2007, com a padronização das medidas de meias. A padronização é feita a partir de um apanhado de tabelas de medidas usadas no mercado.
Com a padronização, vai ser mais fácil escolher uma roupa sem errar e sem a necessidade de carregar para o provador diversos tamanhos de um mesmo modelo.

A adoção das novas normas não será obrigatória: as confecções que não seguirem as medidas-padrão não receberão multa. Mas quem obedecer ao modelo poderá agregar um selo a seus produtos. Aferido pela Abravest, o selo indicará a conformidade de determinada peça aos padrões. O marketing da estampa e as vantagens do novo sistema devem levar os lojistas a solicitar aos fornecedores estoques dentro das novas normas, aposta a entidade.


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